Entradas populares

miércoles, 1 de agosto de 2012

Delicadeza dos pequenos momentos resenha do filme "A Delicadeza"

Filme: A Delicadeza
Género: Drama
Cinema: El  Corte Inglés 
Duração: 108 min.
Realização : David Foenkinos
Com: Audrey Tautou, François Damiens, Bruno Todeschini 
 Quando Francois parece adivinhar os pensamentos de Natalie, começando pelos pequenos detalhes ( o seu sumo preferido) até às prioridades na vida, eles apaixonam-se e casam-se, ela  tem um emprego estável, as famílias concordam com a relação e tudo promete uma história interessante parecida com alguns outros filmes protagonizados por Audrey Tautou. a sua vida matrimonial feliz abunda em confiança, ternura, compreens\ao mútua, até que um dia um acidente em que o seu esposo morre, arruina a  vida de Natalie. para esquecer e ultrapassar a sua tragédia, a jovem afoga-se no trabalho, não permitindo, porém, que nem a mãe, nem os colegas nem o chefe tenham compaixão dela. determinada para construir o seu sucesso a nível profissional, leva uma vida recolhida e pacata,  desvalorizando temporariamente o plano pessoal e evitando os persistyentes assédios amorosos do seu chefe.
Sem ter uma explicação razoável nem justificável, um dia Natalie aproxima-se do seu colega  de trabalho, um sueco solitário e nada atraente e beija-o de uma forma apaixonada.  Nem sequer imaginou que esse beijo seria apenas o começo de uma nova hstória romântica para ela e a primeira para o seu colega.  A série de encontros entre estes dois jovens confirmará que, mesmo que ele não se saiba comportar em grandes reuni\oes sociais, pode ser uma pessoa de confiança, um homem tranquilo e terno, que partilha com a sua namorada alguns gostos, adivinha os seus pensamentos e sabe dar-lhe alegria com pequenos detalhes, como a caixinha de bombons pez que ela costumava comer na infância.
Mesmo com a música cacofónica sueca que ouvia em Pequeno, Markus consegue agradar à Natalie, mostrando-lhe que ela é capaz de se abrir para um nbovo amor e que ainda existem relacionamentos que se vão construindo de vagar, com carinho , com momentos bonitos e delicadeza, conseguindo encontrar o seu abrigo na aldeia e "no coração de todas as Natalies".
Imagens preciosas da natureza, a excelente actuação da protagonista e um argumento baseado numa história muito humana e terna, este filme sem dúvida merece ser visto.
O que talvez poderia ter sido melhorado nesta obra cinematográfica era enfatizar-se mais o drama pessoal de natalie entre as primeiras duas relações amorosas, o que tornaria o seu carácter mais profundo e a sua personalidade mais forte e mostraria toda a capacidade catártica que as grandes tragédias na vida têm para ensinar os que por elas são atingidos.

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Olá, palavrófilo/a curioso/a,
agradeço o teu interesse e valorizo a tua opinião.