Entradas populares

jueves, 25 de octubre de 2012

Para Roma com Amor

Filme: Para roma com Amor
Realização: Woody Allen
Com: Alec Baldwin, Penélope Cruz, Ellen Page, Jesse Eisenberg, Woody Allen
Duração: 104 min.
Género: Comédia romântica
Cinema: Cinema City Classic Alvalade
 Acompanhando as histórias de quatro casais que por diversas razões vêm a Roma, a história do filme joga com muitos estereótipos tais como as várias formas de manter a aparência de uma relação feliz, se é possível encontrar o amor verdadeiro na "cidade eterna", as falsas amizades e relações superficiais, o fingimento de se ter encontrado uma alma gémea. Além disso também se ridiculariza a vida das celebridades, a obsessão dos paparazzi e jurnalistas com a vida privada dos famosos, a tentativa de se realizarem os sonhos e tudo isto situado no ambiente romântico, belo e quase mítico de Roma contemporânea.
Antonio e Milly, dois camponeses recém-casados dirigem-se a Roma para passarem a lua de mel e também para procurarem uma nova oportunidade na capital que os satisfaça em termos profissionais aparentemente são muito tímidos e moralmente correctos, para através de uma série de equívocos e situações confusas mostrarem que o seu casamento feliz é uma farsa, Leopoldo Pisanello, um funcionário público comum e praticamente invisível subitamente torna-se estrela e é perseguido pelos jornalistas, actrizes mais atraentes, secretárias sensuais, tem tudo o que uma celebridade necessita, mas o que ele deseja no fndo é recuperar a sua harmonia familiar e o seu anonimato.
Jack e a sua namorada vivem numa relação esmorrecida, quando aparece uma amiga dela, bonita, desempregada e sexy que não é mais que uma pseudo-intelectual convencida, que interfere no relacionamento entre a sua amiga e depois desaparece. John, arquitecto prestigiado, que parece ser a versão mais velha de Jack, aconselha-o e acompanha, relembrando a sua juventude e sendo por vezes uma espécie da sua voz de consciência. Jerry e Phillis, um casal de meia-idade com toda a sua rotina, medos e frustrações dele e comentários razoáveis dela, dirigem-se a Roma para conhecer Giancarlo, o noivo da sua filha, tendo também que lidar com uma família tradicional italiana. A única história de amor que parece verdadeira é a de Giancarlo e a sua namorada, porque eles de facto partilham algumas convicções, mundividênbcias, ideias e tentam conhecer -se melhor e fundar a sua relação em valores comuns.
De uma forma humorística e brilhantemente pensada o filme escarnece todos os clichés relacionados com o amor, banaliza até ao máximo o mundo do show business e da arte, permitindo ao público não apenas rir-se , mas também perguntar-se se vale a pena fingir que se têm interesses em comum apenas para agradar a outra parte, o que é a felicidade, se o casamento como instituição ainda persiste ou está a  atravessar uma crise profunda, em que se baseiam as relações amorosas modernas, se vale a pena ser romântico etc.
A actuação, especialmente de Roberto Benigni e Alec Baldwin contribui para que o filme tenha ainda melhor qualidade.
As excelentes imagens da cidade de Roma dão a esta obra uma dose ainda mais romântica e bela e a ideia de os protagonistas serem apresentados por um polícia de trãnsito e de a história ser arredondada com o olher do pai de Giancarlo pela janela parece muito original, porque dá a ideia de as pessoas comuns conhecerem melhor a vida uns dos outros. As personagens dos pais de Giancarlo estão muito bem construídas, especialmente quando se trata da tentativa de ele realizar o seu sonho de cantar a opera "Os Palhaços", que consegue cantar bem apenas quando toma banho.
Cheio de humor, de situações incríveis, de amores quebradiços e de frases mais do que gastas (mostrando desta forma o carácter gasto dos clichés que estão em jogo), esta comédia romãntica desenha muito bem a futilidade de alguns desejos humanos por um lado e a existência de relacionamentos em que vale a pena investir por outro.
Um filme muito dentro do estilo reconhecível de Woody Allen, Para Roma com Amor é uma história bonita, terna e divertida sobre algumas facetas do amor e das personalidades humanas, das suas frustrações, sonhos, paixões, brincadeiras e experiências diferentes neste campo.

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Olá, palavrófilo/a curioso/a,
agradeço o teu interesse e valorizo a tua opinião.