Entradas populares

sábado, 28 de septiembre de 2013

Blue Jasmine, resenha do filme

BEM-VINDOS AO APAIXONANTE MUNDO DE LETRAS PRECIOSAS E IMAGENS ENCANTADORAS, SEJAM LEITORES, OBSERVADORES, CRÍTICOS E PALAVRÓFILOS, LEIAM, LEIAM, LEIAM. MESMO QUE UM PROVÉRBIO POPULAR SÉRVIO DIGA QUE "A CABEÇA É MAIS VELHA QUE O LIVRO", ISTO É QUE O PENSAMENTO É MAIS ANTIGO QUE A ESCRITA, LEIAM, ISSO AGUÇA O ESPÍRITO, ENRIQUECE O VOCABULÁRIO E A ALMA, DESPERTA A CURIOSIDADE E FAZ VOS PALAVRÓFILOS CURIOSOS TAMBÉM...

Filme: Blue Jasmine
Género: Drama
Duração: 98 min.
Realização e guião: Woody Allen
Com: Cate Blanchet, Alec Baldwin, Sally Hawkins, Buddy Cannavale
Cinema. Cinema City Classic Alvalade
Jasmine French é uma mulher que era casada com um homem rico, mas desonesto que perdeu toda a sua riqueza, prestígio e reputação. Para ultrapassar a sua crise emocional após um casamento falhado e tentando encontrar a sua verdadeira identidade e vocação, decide passar algum tempo com a sua irmã adoptiva em São Francisco. Ainda que adoptadas pelos mesmos pais e educadas da mesma forma, as duas irmãs são personalidades completamente diferentes: Jasmine é sofisticada, tem muita cultura, estudou na universidade embora não se licenciando, tem muito estilo, conhece a moda, costumava levar uma rica vida social e ter amigos oriundos de alta sociedade. Ginger, porém, sempre se sentia em segundo plano em relação à irmã, o que se reflecte nas suas profissões (era empregada de mesa, vendedora de frutas no supermercado) e na escolha dos seus namorados (o primeiro marido, Augie era um homem ordinário e violento que lhe batia, Chilli, o segundo homem importante é machista, agressivo, bêbado e muito semelhante ao anterior).
Esta é a história sobre a tentativa de as duas irmãs se reconciliarem, conhecerem melhor uma a outra, de partilharem momentos de sinceridade, procurando recompor a auto-estima abalada. Enquanto Jasmine (que mudou de nome, porque Janette lhe parecia demasiado comum e sem classe) tenta resolver os seus problemas tomando comprimidos, bebendo e sonhando com recuperar o antigo esplendor, Ginger afoga-se em relacionamentos que não-lhe agradam, em trabalhos inferiores às suas capacidades, contando aos seus namorados tudo sobre si e a sua irmã sem qualquer reserva. Nos momentos de lucidez Jasmine critica a irmã por causa da ausência de confiança em si própria, convence-a de que Chilli não é o homem mais apropriado para ela, começando por sua vez a aprender informática, pensando num curso de decoração dos interiores on-line. Quando as suas vidas parecem seguir um rumo normal, as duas conhecem homens por quem se apaixonam: Al, o novo namorado de Ginger é doce, romântico, atencioso, gosta de dançar e apoia-a nisso, ouve os seus desejos e é terno ao fazer amor. Dwite, o pretendente de Ginger é um jovem viúvo, rico, com uma casa por decorar, que conhece a moda, as cidades europeias, que tem muito estilo e movimenta-se na sociedade alta com sérias ambições políticas. Ginger constrói a sua nova relação com confiança e uma determinada ingenuidade, acreditando no amor, até saber que Al é casado. Jasmine, por seu turno, para impressionar o novo pretendente, inventa uma série de mentiras, omitindo ou embelezando momentos desagradáveis do seu passado. Na procura do seu caminho, as duas irmãs falham novamente, ficando Jasmine a falar sozinha na rua tentando esquecer as suas mágoas, enquanto Ginger procura uma consolação nos braços de Chili, aparentemente arrependido da sua agressividade e comportamentos descontrolados.
Com uma excelente combinação de dois planos temporais, o da acção no presente e o das recordações do passado, o filme coloca várias questões importantes: é possível aprender com os erros das experiências anteriores, como encontrar o seu lugar no mundo, encontrar a sua vocação e felicidade. Questiona também a falsidade e sinceridade nas relações humanas (entre irmãs, amigos, pessoas de sexo oposto), pergunta se algumas pessoas simplesmente têm uma vocação específica para falhar ou esta é apenas uma consequência das escolhas erradas. Cate Blanchet  de uma forma magistral deu vida a uma personagem desequilibrada e profundamente insegura, enquanto Sally Hawkins é a escolha ideal para uma mulher modesta que não está consciente do seu verdadeiro valor. Alec Baldwin é ideal para protagonizar um rico descarado que se importa apenas com a sua imagem e as aparências  relacionadas com os seus negócios e casamento com uma mulher bonita. A personagem de Chilli, apesar de ser carregada de características negativas (violência, inseguridade, vícios, gritos, desejo de impor-se em todas as situações) é enriquecida com a sua sinceridade e preocupação com não ter segredos com Ginger.
Excelentes imagens e atenção que se presta a todos os pormenores são apenas algumas das mais-valias deste filme, que certamente vale a pana ver.



No hay comentarios:

Publicar un comentario

Olá, palavrófilo/a curioso/a,
agradeço o teu interesse e valorizo a tua opinião.