Entradas populares

lunes, 25 de marzo de 2013

Ponte de almas na festa da francofonia em Lisboa

BEM-VINDOS AO APAIXONANTE MUNDO DE LETRAS PRECIOSAS E IMAGENS ENCANTADORAS, SEJAM LEITORES, OBSERVADORES, CRÍTICOS E PALAVRÓFILOS, LEIAM, LEIAM, LEIAM. MESMO QUE UM PROVÉRBIO POPULAR SÉRVIO DIGA QUE "A CABEÇA É MAIS VELHA QUE O LIVRO", ISTO É QUE O PENSAMENTO É MAIS ANTIGO QUE A ESCRITA, LEIAM, ISSO AGUÇA O ESPÍRITO, ENRIQUECE O VOCABULÁRIO E A ALMA, DESPERTA A CURIOSIDADE E FAZ VOS PALAVRÓFILOS CURIOSOS TAMBÉM...
Evento: Concetrto Ponte de Almas dentro da Festa da Francofonia
Lugar: Instituto Francês, Lisboa
Mais uma Festa da Francofonia em Lisboa mostrou que as culturas portuguesa, francesa e romena (a última ainda pouco conhecida no espaço cultural português) fizeram uma verdadeira "ponte de almas" no último recital para piano e violino, acompanhado pela voz da meio-soprano romena Liliana Bizineche. O concerto começou com o repertório português, composto por algumas das mais belas melodias tais como " Descalça vai pela fonte", "Dom Solidom" e outras, para se prosseguir com as melodias francesas sobre o amor, Paris, a noite etc, e terminando com uma pequena amostra das composições romenas, fazendo-se uma menção especial à autora e cantora da música folclórica romena Maria Tanase. As três partes do recital foram acompanhadas por fotografias de alta qualidade de Lisboa,  Paris e Bucareste, o que proporcionou aos ouvintes uma maior facilidade de viajar no tempo e no espaço e de aproximar estes três povos, unidos já pela identidade românica que as suas línguas partilham.
Na última parte pareceu por um momento que a voz da cantora e o som do violino discrepavam um pouco, o que mesmo assim não diminuiu a beleza do evento e a diversidade de músicas e culturas que mais uma vez enriqueceram a festa da Francofonia em Lisboa.

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Olá, palavrófilo/a curioso/a,
agradeço o teu interesse e valorizo a tua opinião.