Entradas populares

sábado, 28 de septiembre de 2013

Blue Jasmine, resenha do filme

BEM-VINDOS AO APAIXONANTE MUNDO DE LETRAS PRECIOSAS E IMAGENS ENCANTADORAS, SEJAM LEITORES, OBSERVADORES, CRÍTICOS E PALAVRÓFILOS, LEIAM, LEIAM, LEIAM. MESMO QUE UM PROVÉRBIO POPULAR SÉRVIO DIGA QUE "A CABEÇA É MAIS VELHA QUE O LIVRO", ISTO É QUE O PENSAMENTO É MAIS ANTIGO QUE A ESCRITA, LEIAM, ISSO AGUÇA O ESPÍRITO, ENRIQUECE O VOCABULÁRIO E A ALMA, DESPERTA A CURIOSIDADE E FAZ VOS PALAVRÓFILOS CURIOSOS TAMBÉM...

Filme: Blue Jasmine
Género: Drama
Duração: 98 min.
Realização e guião: Woody Allen
Com: Cate Blanchet, Alec Baldwin, Sally Hawkins, Buddy Cannavale
Cinema. Cinema City Classic Alvalade
Jasmine French é uma mulher que era casada com um homem rico, mas desonesto que perdeu toda a sua riqueza, prestígio e reputação. Para ultrapassar a sua crise emocional após um casamento falhado e tentando encontrar a sua verdadeira identidade e vocação, decide passar algum tempo com a sua irmã adoptiva em São Francisco. Ainda que adoptadas pelos mesmos pais e educadas da mesma forma, as duas irmãs são personalidades completamente diferentes: Jasmine é sofisticada, tem muita cultura, estudou na universidade embora não se licenciando, tem muito estilo, conhece a moda, costumava levar uma rica vida social e ter amigos oriundos de alta sociedade. Ginger, porém, sempre se sentia em segundo plano em relação à irmã, o que se reflecte nas suas profissões (era empregada de mesa, vendedora de frutas no supermercado) e na escolha dos seus namorados (o primeiro marido, Augie era um homem ordinário e violento que lhe batia, Chilli, o segundo homem importante é machista, agressivo, bêbado e muito semelhante ao anterior).
Esta é a história sobre a tentativa de as duas irmãs se reconciliarem, conhecerem melhor uma a outra, de partilharem momentos de sinceridade, procurando recompor a auto-estima abalada. Enquanto Jasmine (que mudou de nome, porque Janette lhe parecia demasiado comum e sem classe) tenta resolver os seus problemas tomando comprimidos, bebendo e sonhando com recuperar o antigo esplendor, Ginger afoga-se em relacionamentos que não-lhe agradam, em trabalhos inferiores às suas capacidades, contando aos seus namorados tudo sobre si e a sua irmã sem qualquer reserva. Nos momentos de lucidez Jasmine critica a irmã por causa da ausência de confiança em si própria, convence-a de que Chilli não é o homem mais apropriado para ela, começando por sua vez a aprender informática, pensando num curso de decoração dos interiores on-line. Quando as suas vidas parecem seguir um rumo normal, as duas conhecem homens por quem se apaixonam: Al, o novo namorado de Ginger é doce, romântico, atencioso, gosta de dançar e apoia-a nisso, ouve os seus desejos e é terno ao fazer amor. Dwite, o pretendente de Ginger é um jovem viúvo, rico, com uma casa por decorar, que conhece a moda, as cidades europeias, que tem muito estilo e movimenta-se na sociedade alta com sérias ambições políticas. Ginger constrói a sua nova relação com confiança e uma determinada ingenuidade, acreditando no amor, até saber que Al é casado. Jasmine, por seu turno, para impressionar o novo pretendente, inventa uma série de mentiras, omitindo ou embelezando momentos desagradáveis do seu passado. Na procura do seu caminho, as duas irmãs falham novamente, ficando Jasmine a falar sozinha na rua tentando esquecer as suas mágoas, enquanto Ginger procura uma consolação nos braços de Chili, aparentemente arrependido da sua agressividade e comportamentos descontrolados.
Com uma excelente combinação de dois planos temporais, o da acção no presente e o das recordações do passado, o filme coloca várias questões importantes: é possível aprender com os erros das experiências anteriores, como encontrar o seu lugar no mundo, encontrar a sua vocação e felicidade. Questiona também a falsidade e sinceridade nas relações humanas (entre irmãs, amigos, pessoas de sexo oposto), pergunta se algumas pessoas simplesmente têm uma vocação específica para falhar ou esta é apenas uma consequência das escolhas erradas. Cate Blanchet  de uma forma magistral deu vida a uma personagem desequilibrada e profundamente insegura, enquanto Sally Hawkins é a escolha ideal para uma mulher modesta que não está consciente do seu verdadeiro valor. Alec Baldwin é ideal para protagonizar um rico descarado que se importa apenas com a sua imagem e as aparências  relacionadas com os seus negócios e casamento com uma mulher bonita. A personagem de Chilli, apesar de ser carregada de características negativas (violência, inseguridade, vícios, gritos, desejo de impor-se em todas as situações) é enriquecida com a sua sinceridade e preocupação com não ter segredos com Ginger.
Excelentes imagens e atenção que se presta a todos os pormenores são apenas algumas das mais-valias deste filme, que certamente vale a pana ver.



lunes, 23 de septiembre de 2013

English teachers, take a look

BEM-VINDOS AO APAIXONANTE MUNDO DE LETRAS PRECIOSAS E IMAGENS ENCANTADORAS, SEJAM LEITORES, OBSERVADORES, CRÍTICOS E PALAVRÓFILOS, LEIAM, LEIAM, LEIAM. MESMO QUE UM PROVÉRBIO POPULAR SÉRVIO DIGA QUE "A CABEÇ A É MAIS VELHA QUE O LIVRO", ISTO É QUE O PENSAMENTO É MAIS ANTIGO QUE A ESCRITA, LEIAM, ISSO AGUÇA O ESPÍRITO, ENRIQUECE O VOCABULÁRIO E A ALMA, DESPERTA A CURIOSIDADE E FAZ VOS PALAVRÓFILOS CURIOSOS TAMBÉM...

DOOLEY, Jenny, EVANS, (2012), Fairyland 4 Activity Book, Express Publishing, 136 pages



Intended for to very young learners of English (primary classes), this activity book is divided into six modules, starting from the simple contents and grammar structures and finishing with more complex texts such as  talking about wishes and plans for the future. The exercises are imagined in order to stimulate pupils' creativity, making them use the vocabulary they already know to formulate their own sentences. In the book there is a plenty of gaps to fill in with missing words, sentences where the children need to reorder the parts correctly. They can find new words (countries, clothes and other terms organized by the alphabetical order) in word searches and crosswords especially designed to help children's better memorization of the new vocabulary. Matching games, multiple choices, true or false choices, looking, reading and writing exercises will certainly make the pupils think a little bit in English, applying better the rules they have learned., while colouring pages, board games, cutouts and stickers will turn their classroom a funny place where they also can relax. The grammar rules are explained through matching and multiple choice games that help children to interiorize them more easily. It is a very practical and didactic manual where the educative and the ludic components are perfectly combined facilitating the teachers' and the pupils' work in the classroom.

domingo, 22 de septiembre de 2013

A little bit of help for English teachers

BEM-VINDOS AO APAIXONANTE MUNDO DE LETRAS PRECIOSAS E IMAGENS ENCANTADORAS, SEJAM LEITORES, OBSERVADORES, CRÍTICOS E PALAVRÓFILOS, LEIAM, LEIAM, LEIAM. MESMO QUE UM PROVÉRBIO POPULAR SÉRVIO DIGA QUE "A CABEÇA É MAIS VELHA QUE O LIVRO", ISTO É QUE O PENSAMENTO É MAIS ANTIGO QUE A ESCRITA, LEIAM, ISSO AGUÇA O ESPÍRITO, ENRIQUECE O VOCABULÁRIO E A ALMA, DESPERTA A CURIOSIDADE E FAZ VOS PALAVRÓFILOS CURIOSOS TAMBÉM...

WORRAL, Anne (2009) English Adventure 2 Pupil's Book, Pearson, Longman, Harlow, 72 pages
 With an interesting  moto "Motivate to Educate", the textbook  English Adventure 2 was designed for pupils that learn English as their second or foreign language. Imagined as a  simple manual that focuses communication and phrases used in everyday conversation (presentation, description of people, naming the objects in the house such s chair, teapot, cup, talking about weather), this book also helps in the improvement of memory (because it includes bingo cards, chants with a very repetitive vocabulary matching games etc.  The central parts of the units are introduced by the most popular Disney characters (Aladin, Mulan, Simba the Lion), while the grammar rules are explained in a funny way through games and chants. The revision units are thought as interesting board games where pupils have to complete the sentences with the missing words, do or say what the game indicates without thinking too much about grammar and applying the correct forms as they hear them. The section " FUN FACTS" contains information about animals and their habits, tornadoes and other natural phenomena, which not only contribute to the development of their knowledge, but also use simple grammar structures ( Present Simple and Present Continuous Tenses, everyday questions such as "How do yo feel? What do lions eat? Who's tired?). These strategies  stimulate the children's curiosity, make them express their thought using their own words.) Including a teacher's book, an activity book and a cd with chants and songs, this manual is very helpful in the process of learning and teaching English as foreign language to the children with or without any previous experience with this language.

sábado, 14 de septiembre de 2013

"7" Mário de Sá-Carneiro traduzido para sérvio

BEM-VINDOS AO APAIXONANTE MUNDO DE LETRAS PRECIOSAS E IMAGENS ENCANTADORAS, SEJAM LEITORES, OBSERVADORES, CRÍTICOS E PALAVRÓFILOS, LEIAM, LEIAM, LEIAM. MESMO QUE UM PROVÉRBIO POPULAR SÉRVIO DIGA QUE "A CABEÇA É MAIS VELHA QUE O LIVRO", ISTO É QUE O PENSAMENTO É MAIS ANTIGO QUE A ESCRITA, LEIAM, ISSO AGUÇA O ESPÍRITO, ENRIQUECE O VOCABULÁRIO E A ALMA, DESPERTA A CURIOSIDADE E FAZ VOS PALAVRÓFILOS CURIOSOS TAMBÉM...

7 Mário de Sá-Carneiro

Eu não sou eu,  nem sou o Outro
Sou qualquer coisa de intermédio,
Pilar da ponte de tédio,
Que vai de mim para o Outro.

7 Марио де Са-Карнејро

Ја нити сам ја нити Друга Личност,
Неодређено сам нешто између овога,
Стуб сам који носи од чаме саздан мост,
Који води од мене до другога.

Превод са португалског: Анамарија Мариновић

O Gosto do Saké resenha

BEM-VINDOS AO APAIXONANTE MUNDO DE LETRAS PRECIOSAS E IMAGENS ENCANTADORAS, SEJAM LEITORES, OBSERVADORES, CRÍTICOS E PALAVRÓFILOS, LEIAM, LEIAM, LEIAM. MESMO QUE UM PROVÉRBIO POPULAR SÉRVIO DIGA QUE "A CABEÇA É MAIS VELHA QUE O LIVRO", ISTO É QUE O PENSAMENTO É MAIS ANTIGO QUE A ESCRITA, LEIAM, ISSO AGUÇA O ESPÍRITO, ENRIQUECE O VOCABULÁRIO E A ALMA, DESPERTA A CURIOSIDADE E FAZ VOS PALAVRÓFILOS CURIOSOS TAMBÉM...

Filme: "O Gosto do Saké"
Género: Drama
Duração:112 min.
 Realização:  Yasujirô Ozu
Com. Chishû Ryû, Shima Iwashita, Keiji Sada
Cinema: Espaço Nimas

O filme relata a história de uma família provavelmente de classe média no Japão dos anos sessenta do século passado. O pai é viúvo e idoso, uma das suas filhas é casada, outra solteira e o seu filho também solteiro vive com eles. Com o filho a trabalhar muito e a filha mais nova a tratar das tarefas domésticas e a fazer-lhe companhia, a sua solidão não parece tão pesada e profunda. Na sua rotina quotidiana, o pai parece não ver que a sua filha Michiko já tem 24 anos e que já deve pensar em casamento. Quando os seus amigos (e companheiros do saké) lhe perguntam por ela, responde sempre que ela ainda não está pronta para isso, sem sequer saber a opinião dela a esse respeito. No fim do filme, chega-se à descoberta de que a jovem está apaixonada por um rapaz que, mesmo tendo estado interessado nela, após a sua constante rejeição, encontra outra noiva. O pai empenha-se em encontrar-lhe um marido conveniente para ela, tentando primeiro ser benevolente e sem obrigá-la. A submissão da filha é tal que aceita respeitar a vontade paterna e casar sem amor. Com a saída de Michico de casa, o pai consola-se com o saké e mergulha ainda mais na sua solidão.
O filme coloca várias questões importantes: a rejeição do envelhecimento e o facto de os filhos crescerem, a submissão da mulher no meio patriarcal, a solidão, a monotonia da vida quotidiana, a posição dos filhos em relação à autoridade paterna, a felicidade, o casamento. É interessante que todas as figuras femininas no filme são excelentes donas de casa, submissas aos maridos, quase não se vêem quando andam por casa, o que dá a ideia de uma cultura marcadamente masculina em que elas apesar de tudo não são infelizes nem discriminadas.Os homens, porém, desfrutam dos moments de descanso com oas amigos, vendo transmissões directas de eventos desportivos, conversando e bebendo saké, que neste filme não é apenas uma bebida: é um ritual, fio condutor da história, forma de os amigos se abrirem mais uns com os outros procurando consolação e alívio. É interessante o episódio do capitão e o seu amigo que no bar ao som da marcha e acompanhados da bebida lamentam a perda japonesa da Segunda Guerra Mundial, que é uma questão muito dolorosa para esta cultura.
Os ambientes (imagens da cidade e das casas) estão pintados de cores escuras, a lentidão dos movimentos da câmara, o ritmo pausado dos diálogos e cenas contribuem ainda mais para o reforço da solidão, melancolia, abandono e inevitabilidade da velhice, porém tudo isto deixa um tom sufocante nesta obra cinematográfica e impede a sua apreciação completa,

jueves, 12 de septiembre de 2013

Danijela Stil, Letnikovac, prrikaz knjige

BEM-VINDOS AO APAIXONANTE MUNDO DE LETRAS PRECIOSAS E IMAGENS ENCANTADORAS, SEJAM LEITORES, OBSERVADORES, CRÍTICOS E PALAVRÓFILOS, LEIAM, LEIAM, LEIAM. MESMO QUE UM PROVÉRBIO POPULAR SÉRVIO DIGA QUE "A CABEÇA É MAIS VELHA QUE O LIVRO", ISTO É QUE O PENSAMENTO É MAIS ANTIGO QUE A ESCRITA, LEIAM, ISSO AGUÇA O ESPÍRITO, ENRIQUECE O VOCABULÁRIO E A ALMA, DESPERTA A CURIOSIDADE E FAZ VOS PALAVRÓFILOS CURIOSOS TAMBÉM...
 STIL, Danijela (2013) Letnjikovac, Evro-Giunti, Beograd, 335. str. Sa engleskog prevela Lena Vasiljevic

Kada legendarni, mada ostareli holivudski glumac Kuper Vinzlou, naviknut na velike troskove, skupe provode i laku zabavu sa starletama, manekenkama i mnogo mladjim glumicama (uglavnom porno filmova) shvati da je u dugovima i finansijskoj krizi, morace da izda deo svoje prelepe kuce Lernjikovca podstanarima Marku Fridmanu  i Dzimiju O' Konoru. Pokusavajuci da odrzi sliku luksuza i rraskosnog zivota u javnosti, ni ne shvata koliko je povrsan, samoziv i hedonista, sve dok u njegov zivot ne udje skromna, vredna, cestita i inteligentna doktorka Aleksandra Medison, prva osoba kojoj on nije bio potreban da bi se uz njega promovisala ili obogarila, jer je i sama bila zadovoljna svojim profesionalnim zivotom, ali i bogata naslednica i cerka uglednih licnosti, Ona je prva sa kojom ce moci da razgovara na bilo koju temu, a da to nisu novas ili seksualni odnosi. Ona ga razume, budi u njemu iskrenost, neznost, zelju da se prilagodi i ponasa zastitnicki prema njoj, da se upristoji i sazrene kao osoba, Ipak, njihovoj ljubavi namecu se razne prepreke: ona je cetrdeset godina mladja od Kupera, njen strogi i neumoljivi otac koji zna sve o finansijskim nepriliakma cekinog izabranika i njegovom predjasnjem skandaloznom zivotu, i sto je najvaznije, cinjenica da Kuper nepopravljivo mrzi decu i nikada ne zeli da ih ima, dok je ona brizni neonatolog koji spasava zivote prevremeno rodjenih beba sa ozbiljnim zdravstvenim problemima. Iako ova veza nije potrajala, preobrazila je glavnog junaka od bahate i nadobudne filmske zvezde u samosvesnog muskarca koji moze da se izdrzava, koji ima sopstveno dostojanstvo, koji zna sta znaci podrska, postovanje, razumevanje, ljubav, prijateljstvo i briga za druge. Osim ove price u knjizi se preplicu sudbine Marka Fridmana, kome je supruga Dzenet bila neverna posle sesnaest godina braka, i cija deca tinejdzeri ne odobravaju njenu novu vezu sa Adamom, koga nazivaju "gnjavatorom", "manipulatorom" i "ljigavcem", Dzimija O' Konora, cija je mlada i divvna supruga Megi preminula posle teske bolesti, Tarin Doherti, koja sve do svoje trideset devete godine nije znala da je u stvari Kupova vanbracna cerka, zaceta iz jedne kratkotrajne avanture sa jednom mladom glumicom, i Valeri o'Konor, Dzimijeve majke, udovice i bogate naslednice iz ugledne porodice bankara. Ovo je prica o skandalima, intrigama i banalnostima koje su neminovne u svetu javnih licnosti, ali i o prijateljstvu, pronalazenju pravih ljubavi, sazrevanju i skromnosti kao vrlini. Cudno je to da Aleksandra Medison, brizna lekarka puna samopregora i ljubavi prema deci hladnokrvno govori o abortusu kao najjednostavnijem resenju kada je njen voljeni Kup upleten u skandal sa starletom koja toboze ceka njegovo dete.  Jos je nelogicnije da Carlin posle tronedeljne avanture sa Kupom izjavi da je dva meseca u drugom stanju i da bi dete moralo biti njegovo i da svi likovi oko njega ne primecuju neslaganje u vremenskim periodima, pribojavajuci se njegove reakcije na ocinstvo.Ponasanje Aleksandre Medison i Valeri O'Konor, bogatih naslednica koje namerno kupuju odecu u prodavnicama polovne robe i zive kao da su siromasne, moze biti odraz njihove skromnosti ili bunta prema zivotu porodica sa kojima se nisu slagale, ali je donekle neshvatljivo zato sto imati svoj novac ne znaci biti snob, razmetljiv ili bezdusan. Bez produbljavanja karakternih osobina junaka, napisana laganim kolokvijalnim jezikom, ova knjiga predstavlja zabavno stivo pogodno za prekracivanje vremena prilikom putovanja  ili godisnjeg odmora. treba napomenuti i neke nepreciznosti i netacnosti u prevodu: "razmetljivi sin", trebalo bi da stoji "bludni sin" jer je aluzija na biblijsku epizodu ocigledna, umesto "nekoliko karti" pravilno je "nekoliko karata" itd.
Sa srecnim krajem i nizom vencanja na kraju (sa osobama koje ne samo da su voljene i pravi izbori glavnih junaka, vec i finansijski dobro obezbedjene), ova knjiga podseca na mnogobrojne popularne sapunske opere, cija je osnovna svrha opustanje i kratkotrajna zabava, a koje ipak porucuju da se dobro dobrim vraca i da se vrlina isplati, kao i da covek ne moze biti toliko sebican i ravnodusan prema drugima da ipak na kraju ne zasluzi da bude srecan, shvacen i voljen.  U kategoriji lake literature mozda zauzima vano mesto, ipak bi ovo delo moglo da ude bolje u mnogim aspektima: razvoju dogadjaja, realisticnosti situacija i neosporno, jeziku i stilu.

O mordomo resenha do filme

BEM-VINDOS AO APAIXONANTE MUNDO DE LETRAS PRECIOSAS E IMAGENS ENCANTADORAS, SEJAM LEITORES, OBSERVADORES, CRÍTICOS E PALAVRÓFILOS, LEIAM, LEIAM, LEIAM. MESMO QUE UM PROVÉRBIO POPULAR SÉRVIO DIGA QUE "A CABEÇA É MAIS VELHA QUE O LIVRO", ISTO É QUE O PENSAMENTO É MAIS ANTIGO QUE A ESCRITA, LEIAM, ISSO AGUÇA O ESPÍRITO, ENRIQUECE O VOCABULÁRIO E A ALMA, DESPERTA A CURIOSIDADE E FAZ VOS PALAVRÓFILOS CURIOSOS TAMBÉM...

Filme: O Mordomo
Género: Drama, biografia
Duração:132 min.
Com: forrest Whitaker, Oprah Winfrey, John Cusack, Jane Fonda, Cuba Gooding Jr. Robin Williams, Vanessa Redgrave
Realização: Lee Daniels
Uma história baseada em factos verídicos, inspirada na vida de Eugene Allen , americano negro que chegou a trabalhar na Casa Branca acompanhando o trabalho e as ideias de vários Presidentes americanos: desde Eizenhower até Regan e as mudanças de ideias oficiais em relação aos direitos da população negra nos Estados Unidos desde a discriminação absoluta, (a ida dos negros a escolas e igrejas separadas, lugares separados para negros e brancos nos cafés, casas de banho públicas) até ao direito dos negros a votarem, a terem o mesmo salário e a serem promovidos no trabalho, a serem congressistas e membros iguais das estruturas políticas, triunfando com a vitória de Obama, o primeiro Presidente negro.
com o nome alterado para as finalidades do filme (Cecile Gains) a personagem do mordomo conta paralelamente a sua história pessoal (que começa com o duro trabalho de um menino negro e da sua família nas plantações de algodão e a morte brutal do seu pai, através da sua posição de "preto da casa", criado numa pastelaria, nos melhores hotéis e finalmente na Casa Branca) e a história do desenvolvimento da nação americana. Tentando servir da melhor forma os Presidentes americanos, Cecile aprende a ser quase invisível nos salões, ouvindo todas as suas conversas e não reagindo a elas, mostrando-se leal e fiel, mas não subserviente ou subversivo. Ao mesmo tempo é marido de Glória, uma antiga criada de hotel e pai de Louis e Charles. Mesmo que aparentemente não esteja demasiado presente nas suas vidas e problemas diários, Cecile é um homem honesto, agradecido com o Estado americano, que tenta ensinar os mesmos valores aos filhos, o que nem sempre é fácil. O mais velho estuda muito, lutando abertamente contra as injustiças e discriminações raciais, chegando a ser preso várias  vezes. O mais novo tenta agradar sempre ao pai e não apresentar-lhe problemas em termos de comportamento. Por causa dos seus ideais vai para a guerra do Vietname, onde é morto. A morte do filho mais novo e o comportamento não aceitável do mais velho são apenas pontos de partida que fazem com que o mordomo questione os seus princípios e ideais e a reflectir sobre o propósito e utilidade da guerra. Interessante é também a cena da discussão entre os irmãos em que Charles refere que vai ao Vietname para lutar pelo seu país, criticando Louis por lutar contra ele. Após a morte do irmão, Louis chega a licenciar-se, levar uma vida exemplar e ser congressista, lutando desta forma  pelos direitos dos negros na América. Este filme coloca perante os espectadores várias questões: a possibilidade de uma sociedade melhor e mais tolerante com a diferença racial, o heroísmo, a educação correcta, o sacrifício, o individualismo, o orgulho, a gratidão, o poder (a nível individual e colectivo) e também questiona a América contemporânea e os seus valores: será ela um verdadeiro cenário de milagres em que tudo é possível até ter um presidente negro ou é tudo apenas uma propaganda bem-sucedida que esconde problemas sérios. A discriminação dos negros nos Estados Unidos continua a existir e é impossível erradicá-la, mas são indubitáveis algumas melhorias pelo menos no período entre 1952 e 1986, em que este mordomo trabalhou na Casa Branca. Altamente moral e entregue ao seu trabalho, Cecile Gains nunca utilizou a sua influência junto dos Presidentes para melhorar a posição do seu filho na prisão, nem para tirar qualquer proveito pessoal. Foi por isso que tinha sido uma das pessoas mais respeitadas entre todo o pessoal auxiliar. Uma vez convidado para uma recepção importante, sente toda a sua importância e nele nasce o dilema entre o gosto de servir e de ser servido, revelando a sua ambição, nunca usada no sentido negativo da palavra e sempre virada para o bem da nação americana.  A personagem central foi muito bem construída, tal como a da sua esposa, modesta, honesta e sempre fiel ao marido, que sonha com conhecer um pouco a vida despreocupada dos habitantes da Casa Branca, mas que está consciente do seu lugar, amando incondicionalmente o pai dos seus filhos independentemente do seu prestígio e poder.
Com um elenco magnificamente escolhido e uma excelente realização, uma banda sonora composta pelo português Rodrigo Leão e uma excelente qualidade de imagens, este filme é uma brilhante obra cinematográfica que merece a atenção do público.

O Profundo Mar Azul, filme

BEM-VINDOS AO APAIXONANTE MUNDO DE LETRAS PRECIOSAS E IMAGENS ENCANTADORAS, SEJAM LEITORES, OBSERVADORES, CRÍTICOS E PALAVRÓFILOS, LEIAM, LEIAM, LEIAM. MESMO QUE UM PROVÉRBIO POPULAR SÉRVIO DIGA QUE "A CABEÇA É MAIS VELHA QUE O LIVRO", ISTO É QUE O PENSAMENTO É MAIS ANTIGO QUE A ESCRITA, LEIAM, ISSO AGUÇA O ESPÍRITO, ENRIQUECE O VOCABULÁRIO E A ALMA, DESPERTA A CURIOSIDADE E FAZ VOS PALAVRÓFILOS CURIOSOS TAMBÉM...

Filme: O Profundo Mar Azul
Género: Drama
Duração: 98 min.
Cinema: Lusomundo Amoreiras
Com: Rachel  Weisz, Tom Hiddleston
Realização: Terrence Davies
O filme aborda muitos estereótipos relacionados com o amor e casamento. A protagonista Hester é uma jovem bela que não se importa demasiado com as convenções sociais, casada com um prestigiado juíz muito mais velho do que ela, O marido não lhe dedica suficiente atenção, o que a leva a apaixonar-se por Freddie, um atraente piloto, que  procura diversão, adrenalina e pouca responsabilidade na vida. Enquanto dura a paixão sexual, tudo entre eles parece funcionar bem e ela não tem quaisquer dilemas em relação à transgressão que comete e ao seu casamento. Tendo a plena consciência de estar apaixonada, não tem medo da raiva ou vingança do marido, nem do que os outros possam pensar dela. No filme muitod factos são reveladores de que a relação entre Hester e Freddie se baseia apenas no erotismo: não conversam muito e sobretudo não de temas importantes, ele nunca lhe pergunta quais são os seus planos, alegrias, preocupações, sentimentos. Apenas fala em si, agrada-lhe saber que está no centro das atenções, sendo no fundo uma pessoa fútil e imatura. Os problemas no relacionamento começam por uma razão bastante banal:  Freddie esquece o dia dos anos de Hester e ela fica furiosa. Por seu turno, o marido de Hester é uma pessoa digna, que a ama e protege de uma forma quase paternal, conhece os seus gostos e oferece-lhe os  Sonetos de Shakespeare como prenda de anos. Aconselha-a, avisa-a que o verdadeiro amor não se reduz apenas à componente erótica e entende a sua paixão pelo jovem piloto como um capricho passageiro.
Um pormenor interessante em todo o filme é a história de amor entre a empregada da pensão em que a protagonista se encontra com o seu amante. Ela e o marido, ja idosos, amam-se apesar da doença dele e as dificuldades que passam.
Embora a história de todos os amores que o filme apresenta seja muito previsível e ponha em evidência o que é já demasiado conhecido,um dos pontos fortes desta obra cinematográfica é a excelente actuação dos protagonistas e a atenção que se presta nos pormenores: a decoração da casa de Hester, os vestidos, os ambientes. A qualidade de imagem atribui a este filme uma beleza particular, que talvez possa compensar um pouco as ideias estereotipadas.

martes, 11 de junio de 2013

as grandes esperanças

BEM-VINDOS AO APAIXONANTE MUNDO DE LETRAS PRECIOSAS E IMAGENS ENCANTADORAS, SEJAM LEITORES, OBSERVADORES, CRÍTICOS E PALAVRÓFILOS, LEIAM, LEIAM, LEIAM. MESMO QUE UM PROVÉRBIO POPULAR SÉRVIO DIGA QUE "A CABEÇA É MAIS VELHA QUE O LIVRO", ISTO É QUE O PENSAMENTO É MAIS ANTIGO QUE A ESCRITA, LEIAM, ISSO AGUÇA O ESPÍRITO, ENRIQUECE O VOCABULÁRIO E A ALMA, DESPERTA A CURIOSIDADE E FAZ VOS PALAVRÓFILOS CURIOSOS TAMBÉM...

Filme: As Grandes Esperanças

Género: Drama

Duração: 128 min.

Realização: Mike Newell

Com: Helena Bonham Carter, Ralph Fines, Jason Flemyng, Jeremy Irwine


Baseada na célebre obra de Charles Dickens, esta é a mais recente adaptação cinematográfica que novamente levanta as sempre actuais questões da gratidão, ingratidão, ambições, humildade, amizade, amor e sacrifício, o direito de se perseguir um sonho e o preço que cada indivíduo tem que pagar para atingir o seu objectivo. Quando Pip fica sem mãe, a sua irmã mais velha, casada com um ferreiro, acolhe-o. Frustrada e amargada com a vida que leva, a pobreza e as suas crises nervosas, ela maltratra o menino, enquanto o seu marido o protege e é muito amigo. Um dia, depois de ter levado uma empada de porco e aguardente ao estranho prisioneiro que encontra no cemitério, Pip começa a sentir mudanças na sua vida. Foi convidado para casa de uma mulher de comportamentos não muito aceitáveis para diverti-la e nessa casa lúgubre, sombria e cheia de mistérios conhece Stella, uma menina bonita mas altiva, por quem se apaixona e que vai ser a razão de ele desejar abandonar o ofício de ferreiro para se tornar num cavalheiro de alta sociedade londrina. No seu percurso irá aprender a lidar com desilusões, a descobrir quem são os seus amigos, quem o ama e quem deseja apenas aproveitar-se do seu novo estatuto social-. Cresce e amadurece, mas também enfrenta grandes provas e tentações, por momentos esquece a sua origem humilde, humilha o ferreiro Joe nos restaurantes sofisticados de Londres, para depois de uma série de perdas e reviravoltas, Pip consegue atingir o seu sonho, de ser um verdadeiro “gentleman” e recordar todo o bem que os outros lhe fizeram, regressando à casa onde passou a infância e confirmando que foi ali onde aprendeu os maiores valores que o guiaram ao longo da vida: a honestidade, a modéstia, o amor pelos próximos, a gratidão e a persistência.

As personagem do prisioneiro misterioso, capaz de sacrificar a sua liberdade na Austrália para ver o “seu menino” feliz e a do ferreiro Joe, que o criou com muito amor e devoção são muito bem construídas, representando os exemplos de abnegação e gratidão, enquanto no próprio Pip há oscilações, muito realistas nas situações em que uma pessoa bruscamente se torna no que não tinha sido nunca antes. Estes momentos de ambição e ingratidão para ele foram formas de fortalecer a sua personalidade, de purificar o que é menos bom no seu carácter e de se mostrar digno não apenas do seu novo estatuto social como de amor e do bem que os seus protectores lhe fizeram. Stella, por sua vez é a personificação de altivez de uma menina criada para ser dama, fria, calculada, um pouco arrogante também, sem saber que ela na realidade é a filha ilegítima do prisioneiro misterioso que ajuda Pip e uma assassina. Nela também é visível a gratidão pela senhora que a criou e que ela considera como mãe, embora com todos os outros se porte de uma forma distanciada e um pouco depreciativa também. Ainda que diga que o seu amor por Pip foi o que a transformou profundamente, está disposta de o magoar muitas vezes e de o humilhar em público para realizar a sua relação com um nobre.

Esta é uma obra muito bem realizada e com a excelente actuação dos protagonistas, um filme que provoca fortes emoções e que convida para a reflexão sobre temas eternos, e sem dúvida há que recomendá-la.

resenha de "Antes da Meia-noite"

BEM-VINDOS AO APAIXONANTE MUNDO DE LETRAS PRECIOSAS E IMAGENS ENCANTADORAS, SEJAM LEITORES, OBSERVADORES, CRÍTICOS E PALAVRÓFILOS, LEIAM, LEIAM, LEIAM. MESMO QUE UM PROVÉRBIO POPULAR SÉRVIO DIGA QUE "A CABEÇA É MAIS VELHA QUE O LIVRO", ISTO É QUE O PENSAMENTO É MAIS ANTIGO QUE A ESCRITA, LEIAM, ISSO AGUÇA O ESPÍRITO, ENRIQUECE O VOCABULÁRIO E A ALMA, DESPERTA A CURIOSIDADE E FAZ VOS PALAVRÓFILOS CURIOSOS TAMBÉM...

Filme: Antes da Meia-Noite

Género: Drama

Duração: 108 min.

Realização: Richard Linklater

Com: Ethan Hawke, Julie Deply, Athina Rachel Tsangari, Yota Argyropolou


Na Peloponésia do Sul, numa recôndita vila de praia Jessie, um escritor prestigiado e Celine, uma francesa que procura um emprego que a deixe profissionalmente realizada, passam férias com as suas duas filhas gémeas e com Hank, filho adolescente do primeiro casamento de Jessie. Num ambiente romântico impregnado de cheiros e sabores mediterrânicos, que seria ideal para os encontros românticos e o reforço do amor, o casal não para de discutir, sufocado pela realidade quotidiana. Ele, depois de ter-se despedido do seu filho, que vive com a mãe em Chicago, de repente sente a necessidade de ser um bom pai, de ganhar a sua confiança, de vê-lo crescer e de o acompanhar nos seus momentos importantes. Ela, preocupada com a energia eólica, o ambiente, o feminismo e tudo menos as suas duas filhas e o namorado, deseja desenvolver-se profissionalmente, mostrando que é muito mais que uma mulher submissa e obediente. Conversando com os habitantes da vila, os seus anfitriões, Ariadne e Stefanos, o pai de Stefanos, escritor idoso e viúvo que amou muito a sua esposa, com um casal jovem e com muitas pessoas que passam estas semanas com eles, começam a interrogar-se sobre o amor, a possibilidade de se amar uma vez só, se a ideia de encontrar a alma gémea é um mito ou não, ouvem outras variantes sobre o que o amor é: a protecção, o relembrar constante dos pequenos detalhes do rosto amado, a confiança, o perdão, a companhia. Nestes momentos eles próprios começam a reconstruir o seu passado, recordando situações que os tinham aproximado (uma conversa durante a viagem de combio que os dois fizeram a Paris, as razões de se sentirem atraídos um pelo outro, como é que nasceram as suas filhas, como a vida é marcada por cada acontecimento importante desde o nascimento das meninas) etc. Nesta conversa há sempre um pouco de ironia e de intenção de Celine a mostrar-se superior ao namorado (imitando a “loura estúpida” que supostamente ele sempre desejava ter ao seu lado, revelando que as suas filhas eram fruto da primeira noite em que eles não tinham usado os preservativos, a intenção de diminuir o valor dos seus livros).

Quando finalmente conseguem estar um pouco os dois sós, sem o barulho das filhas e a demasiada atenção dos outros, tudo parece indicar que vão encontrar alguma força que os una novamente, até começarem a culpar um o outro pelos erros do seu passado (o casamento falhado de Jessie e a sua decisão de sair de Chicago, deixar o filho e ir a Paris, a impossibilidade de Celine de perseguir a sua carreira, as recriminações que ela lhe faz por tudo: pelos cuidados excessivos que ela dedica à casa, ao filho dele, ás gémeas, o facto de não ter sido consultada nem sequer sobre o destino das férias, o facto de ele a deixar sempre sozinha quando vai a outras cidades a leccionar nas universidades. Tudo, até a ideia de ter feito uma salada grega para ele “para ele a comer como um porco”, a forma em que ele faz amor é um motivo de desagrado, Para ele, o motivo das discussões e dos ciúmes são as numerosas aventuras que Celine tinha tido antes e durante a sua relação. Nessa conversa surgem também questões banais como o envelhecimento, se o rabo dela vai ter o mesmo aspecto físico quando tiver oitenta anos, o que é que os vai manter juntos depois de tantos anos. Pela forma do que é que os dois vêem nas brigas diárias das filhas (ele vê uma razão desnecessária de exprimir a raiva e agredir os outros e ela vê a forma de se obter aquilo que se deseja) e como as educam, é mais do que evidente que eles são pessoas fundamentalmente diferentes. Se a mãe ensina as filhas que a maçã que uma delas não conseguiu terminar e que o pai comeu significa egoísmo e roubar a comida aos outros, enquanto o pai pretende transmitir os valores como a partilha e a preocupação pelos outros, estas duas personagens não chegariam a viver juntos pelo resto da vida. Ele é um sonhador, bondoso, que está disposto a investir no amor que tem, aceitando a pessoa que o faz feliz com todos os seus defeitos, ela faz os possíveis para o mudar, desprezar tudo o que ele faz, tentando mostrar-lhe que é melhor e superior em todos os segmentos da vida.

No final do filme o casal reencontra-se numa bela esplanada e consegue reconciliar-se porque uma imaginária “carta do futuro” que Jessie escreveu á sua mada, prometendo-lhe uma noite inesquecível e intensa da paixão.

Este filme pretende ridiculizar todos os mitos de amor, o casamento, a fidelidade, o realismo na percepção dos outros, a compreensão, a busca dos sonhos, o apoio mútuo, banalizando até uma relação sexual até ao ponto de um instinto animalesco. O papel da mulher é visto de uma forma retorcida, apenas como a devoradora de homens que deve perseguir a sua carreira, não sabendo sequer como acalmar as suas filhas quando choram e querem dormir. Qualquer pensamento ao casamento é-lhe repugnante até ao ponto de fazer piadas de mau gosto no meio de uma milenária capela bizantina, de mentir às suas filhas que é casada, para “não arruinar o seu sonho de contos de fadas”, diminui o valor de todas as célebres mulheres que fizeram grandes logros na vida, ou porque já tinham cinquenta anos, ou porque lutaram pela fé. É desvalorizada até Juana de Arco, apenas por ter morrido virgem é aprova-se a atitude de Celine de ir acompanhar um antigo namorado no seu momento de luto e de ter uma aventura com ele.

Embora tenha um final que promete a felicidade e uma longa vida deste casal na felicidade e no amor mútuo, este filme parece um entre muitos com esta temática.

 A mãe de Hank, é pouco mencionada no filme e a sua personagem devia ter sido mais aprofundada, porque apenas o que se sabe dela é a versão de Celine, que a vê como “frustrada e alcoólica”) e as poucas frases que Hank pronuncia no início do filme (que ela iria odiar Jessie se aparecesse no recital de piano do filho). Seria interessante vê-la aparecer pelo menos numa situação, para poder-se verificar até que ponto ela é realmente tão envenenada pelo ódio, ou essa é a imagem que a sua rival pretende incutir ao seu filho.

Umas magníficas imagens da Grécia que são justamente o que dá um toque romântico e misterioso a este filme e a boa actuação de Ethan Hawke são os poucos pontos fortes desta obra, que apesar de tudo vale a pena ver, porque transmite a mensagem de que é necessário conhecer-se a si mesmo e lutar pelo amor.